quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Burocracia: A arte de transformar o possível em impossível.

Que atire a primeira pedra quem nunca ficou extremamente puto (como eu, neste exato momento) por dar de cara com a muralha "burocracia" entre você e algum problema a ser resolvido.É claro que, estando inserido numa sociedade civilizada, provida de leis, dentro de um sistema capitalista, a burocracia ajuda em muitos aspectos. Porém, ultimamente essa palavrinha infernal vem me assombrando em todas as coisas que eu faço, e não são coisas complicadas, mas sim super comuns que não haveria sequer um motivo para ter tanto rolo. Esses dias acordei com vontade de criar um novo blog, com o nome "Sinapse", porque é uma das minhas palavras preferidas, não só por sua sonoridade, mas também pelo que ela significa. Me deparo com uma cadastro enorme, mas tudo bem, 5 minutos não irão me matar. Feito o cadastro, agora preciso colocar meu celular. Como assim? Nunca ninguém pediu meu celular sem nem pelo menos trocar uma palavrinha! Ah não, me irritei e tentei fazer o blog em outro lugar. O problema foi que encontrei ainda mais coisas e informações em todos os sites consideravelmente bons para criação de blog. Os que eram fáceis, eram uma bosta! Isso me lembra uma frase de Eugene McCarthy, onde ela diz: "A única coisa que nos salva da burocracia é a ineficiência". Enfim, acabei voltando ao blogspot mesmo, dei a porra do meu numero pra merda do site e ainda tive que botar mais dois "E" no sinapse, ficando assim "sinapseee", o que ficou absurdamente feio pois parece uma pessoa desesperada, gritando "SINAPSEEE!!!!". Mas, fazer o que? 
Essa semana eu estava procurando um estágio e consegui um muito bom, do lado da minha faculdade, poucas horas e salário legal. Eu trabalhei durante dois dias e hoje no final da manhã dei com a cara na bendita muralha da burocracia de novo. Minha faculdade não permite determinado número de horas em estágios, quando eu já estou fazendo outra atividade a tarde. Tentei ir na reitoria arrumar as coisas e recebi a seguinte resposta: "Infelizmente não será possível assinar o documento com esse número de horas, mas também não é possível diminuir essas horas pois o sistema não aceita. Não é culpa nossa, é a burocracia, tá na lei, só estamos seguindo a lei". Tem noção do quanto eu fiquei puta? Do quanto a minha vontade de arrancar a cabeça dela e usar como peso de porta do meu quarto era incontrolável?
Resumindo, estou sem estágio, sem salário, com um "EE" horrivel no final do meu blog e com o meu celular nos cadastros do blogspot. 
Bem vindo ao mundo civilizado, onde nada é tão ruim que não possa piorar. 
Burocracia? Uma dificuldade para cada solução. ¬¬





Juh.

11 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa do blog.

    Estou te seguindo.. me siga também.

    Depois passo aqui para olhar com mais calma.

    www.filosofandoonline.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sobre os três "e" no endereço do seu blog, é porque já foram criados com a mesma palavra e também com dois "e". É algo que você não pode reclamar.

    ResponderExcluir
  3. Ta no inicio mas achei legal o Blog, primeiro pq vc escreve muito bem, nao repete palavras (exceto puto, rs) e sabe se expressar muito bem. Isso é indispensavel para quem quer ter um Blog descente. Ele ta bonito, curti muito as cores e formataçao e o modo que voce coloca os palavroes é show, nao é vulgar, é cool!
    Sobre o que vc escreveu nao curti tanto, me desculpa, nao concordo com 2 coisas, primeiro: Vc nao foi a unica nem a primeira a pensar nesse nome pro Blog, entao acontente-se ou seja mais original. Segundo, quanto ao estagio, o que voce chama de burocracia na verdade nao é, voce perguntou quais eram as exigencias da facul? Nao! Entao a culpa é sua e nao deles, se eles estao certos ou errados é um outro assunto mas nao tem nada haver com burocracia.
    Nao quero ser chato, é so o que penso mas se estou te seguindo é porque sei que os proximos posts vao ser muito massa. Vou te seguir e continuar lendo.

    ResponderExcluir
  4. Oi gente! Nossa, fiquei surpresa agora, criei o blog hoje pelo começo da tarde. Cheguei em casa agora a noite e imaginei que não iria encontrar nenhum comentário, e me deparo com o número "3"! Fiquei muito feliz mesmo!

    Bom...
    Respondendo o Samuel...
    Eu sei que é por causa disso, eu só comentei porque eu já tava irritada!
    E eu tentei todas as formas variadas possíveis de escrever sinapse, botei até "sinapse nervosa" haiuah, e não teve jeito, ai foi acumulando tudo!
    hiauhaiua

    E quanto ao Rodrigo...
    Entendo que a lei permite apenas estágio de até 30 horas para evitar que os alunos tenham dois estágios não obrigatórios, porém acho que estágios obrigatórios deveriam ser um caso a parte, ou ter pelo menos alguma opção de diminuição de horas por parte da faculdade. O que me irritou nesse caso foi a resposta que eu ganhei, só de ouvir ela falando a palavrinha 'burocracia' já sentir o sangue ferver!

    No mais, agradeço todos os elogios, e as críticas também, ambos são extremamente importante agora nessa fase de iniciação do blog!

    ResponderExcluir
  5. Sorria, Juh! Há burocracia inteligente. Em algum lugar, mas existe. Igual a ETs. rs
    Eu gosto de chamar essa nossa burocracia atual de burrocracia, pois nada se resolve só se destrói.

    O EEE ficou legal, desesperado, mas legal ;)

    Abçs e aguardo sua visita.
    http://administrite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto e infelizmente, hoje em dia, a gente se depara com tantas burocracias que quando nos deparamos com algo de acesso livre, até bate um sentimento de dúvida xD



    Ideias Abaurônicas
    http://abaura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Quanto stress. Seria chato da minha parte te recomendar um calmante chá de camomila? :)

    ResponderExcluir
  8. Uma dificuldade para cada solução, Fato!
    Parabéns pelo blog, perfeito *o*

    ResponderExcluir
  9. Tá show!!! Burocracia é a irmã mais velha da globalização rsrsrsrs. P/ o 1º post, vc começou muito bem! Tô seguindo. ;D

    Quando puder, passa lá no meu e dá uma conferida:
    http://um-dedinho-de-prosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. vc poderia ter colocado o cel de um amigo fdp no cadastro kkkkkkk

    ResponderExcluir

Curtiu o texto?
Odiou?
Me conte =D